11 de janeiro de 2011

ALICE IN CHAINS: Resenha de Black Gives Way To Blue


Black Gives Way To Blue acaba oficializando o retorno do Alice in Chains. Teve seu lançamento em 2009, mas um clássico deste patamar, merece um espaço reservado aqui. All Secrets Known é a responsável pela abertura deste álbum. Uma canção depressiva, bem à moda Alice in Chains. O riff de guitarra, juntamente com uma constante batida no prato da bateria, dá um ar mais combrio e depressivo à canção. Check My Brain é simplesmente um Hit. Uma música com um astral mais alto e instrumental mais simples. Mesmo perto de outras canções mais famosas do grupo, esta é considerada um Hit mais popular. 

Last Of My Kind é uma música mais arrastada e mais pesada. No segundo trecho em que DuVall canta "I´m the last of my kind ...", Jerry Cantrell parece descarregar sua ira em um riff pesadíssimo de guitarra.Uma excelente canção. Your Decision, uma excelente canção acústica, que representa uma identidade do Alice in Chains, assim como canções do tipo "Down In A Hole" (Dirt) ou "Brother" (Sap). O Alice in Chains volta com assuntos mais românticos, como pode ser visto nesta passagem "You feed the fire that burned us all/ When you lie". 

A Looking In View, a música mais pesada do álbum, com um riff pausado e cortante, acompanhado de um solo de guitarra sobreposta em alguns trechos. Realmente linda. Parece até um balde de água fria jogado na cara. Esta canção mostra o excelente trabalho do vocalista DuVall, que foi criticado por muitos em querer substituir Layne. When The Sun Rose Again é uma balada bem parecida com Your Decision. Uma canção um pouco sem sal, mas não deixa de ser uma boa música. Acid Bubble começa mais lenta, e até um pouco mais depressiva, e depois fica mais agitada e pesada. Embora a música tenha esses dois climas, momentos mais pesados ou mais lentos e arrastados, ambas as partes conseguem entrar em perfeita sintonia, de forma bem coerente. 

Lessons Learned começa com acordes que lembram por hora alguns elementos do álbum Facelift. Esta consegue manter um andamento bem cadenciado e regular o tempo todo, sem muitas quebras nos riffs e na bateria. Perfeita. Take Her Out também possui um excelente arranjo, com destaque para as linhas de baixo do Mike, que mantém o peso da canção, com riffs pesados e marcantes no refrão. Private Hell, uma faixa constituída de dedilhados da guitarra de Cantrell, com um andamento bem arrastado. Em canções como esta, é impossível não pensar como seria o Layne Staley cantando. O solo de guitarra, e o talento de compor de Jerry Cantrell torna esta canção uma das mais lindas do álbum. 

Como desfecho, temos a Black Gives Way To Blue, música dedicada especialmente ao falecido Layne Staley. Esta faixa conta com a participação de Elton John. Aqui, não há palavras que descreva esta canção, então apenas a ouça.
Tracklist:
1. All Secrets Known
2. Check My Brain
3. Last Of My Kind
4. Your Decision
5. Looking in The View
6. When Sun Rose Again
7. Acid Bubble
8. Lessons Learned
9. Take Her Out
10. Private Hell
11. Black Gives Way To Blue

Nenhum comentário:

Postar um comentário